Sabe o que significa aquele poste colorido na entrada dos barbeiros, também chamado Barber Pole?
Era um artefato para indicar as várias atividades do profissional.
Como assim? o Barbeiro não faz barbas e corta cabelo?
Na Idade Média os barbeiros também realizavam procedimentos médicos e odontológicos, porque a Igreja Católica Romana passou a ver as cirurgias como uma forma de violar o corpo, que era espaço de Espírito Santo, e o que antes era feito por padres e monges passou a ser responsabilidade dos barbeiros.
Para sinalizar os estabelecimentos onde os barbeiros atuavam também como cirurgiões, criaram os pole de barbeiro que inicialmente eram apenas um pau com um pano branco sujo de sangue vermelho pendurados na entrada das lojas.
Mais tarde é que surgiram dois tipos de poles e começaram a ser pintados.
O pole com vermelho, azul e branco, o vermelho representava o sangue arterial, o azul o sangue venoso e o branco a bandagem, significava que faziam procedimentos médicos, o pole com apenas azul e branco significava que não faziam os procedimentos médicos.
O Barber Pole deixou de ter o seu significado original mas tornou-se o símbolo de todos os barbeiros, existe em todo o mundo, estando presente em muitos países desde a Ásia, Europa, América do Sul e América do norte.
Nos últimos 20 anos assistimos ao resgate da imagem vintage nas barbearias, onde foram buscar novamente o Barber pole, a decoração Old School e o uniforme de barbeiros.
Agora com um pouco mais de informação já pode escolher o seu uniforme para a sua barbearia 😊